Buscar
  • Éleme Digital

NBR 16747 - Inspeção Predial

A regulamentação da inspeção predial e a importância das manutenções prediais nesse processo.


A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT lançou no último dia 21 de maio a NBR 16747 que normatiza a Inspeção Predial.


De acordo com a norma “A Inspeção predial baseia-se na avaliação das condições técnicas, de uso, operação e funcionalidade da edificação e de seus sistemas e seus subsistemas construtivos, de forma sistêmica e predominante sensorial (na data da vistoria), considerando os requisitos dos usuários.”


A norma desenvolve uma metodologia para a realização de uma inspeção predial que consiste em levantar os dados e documentação da edificação, analisá-los, fazendo uma anamnese para identificar as características construtivas da edificação, vistoriar, classificar as irregularidades constatadas, recomendar as ações de reparo e preservação, organizar as prioridades avaliando a matriz de criticidade dos sistemas prediais, avaliar as manutenções prediais, como elas foram realizadas através de seus registros, avaliar o uso da edificação e redigir um laudo com todas as etapas descritas neste documento.


As etapas descritas estão representadas no fluxograma abaixo. Demonstrando os procedimentos que os profissionais contratados pelos condomínios deve seguir ao realizar uma inspeção predial.






As manutenções prediais devem seguir o que a NBR 5674 regulamenta. Em que todo o histórico de manutenções deve ser registrado e armazenado. A Éleme possui uma metodologia própria para a execução da manutenção predial que consiste em personalizar o plano de manutenção para cada edificação. Definindo a periodicidade em que cada sistema necessita de acordo com seu uso e uma matriz de criticidade desenvolvida por critérios internos para avaliar a urgência de reparo de cada sistema.


A NBR 16747 evidencia o que a metodologia Éleme realiza desde 2018, demonstrando a importância da personalização de planos e processos. Cada edificação é única e o cuidado deve ser específico para atender suas necessidades.


Além disso a importância da organização dos documentos da edificação. Que deve estar disponível para o síndico repassar ao vistoriador, de forma simples, facilitando o cumprimento desta normativa. E a todos os envolvidos na gestão do condomínio.


Conteúdo produzido por Equipe de Engenharia Éleme!


15 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Quem pode mudar o Futuro?

Sim, parece roteiro de ficção científica. Mas vamos falar aqui de vida real! Não, não importa o meio que você vive. Você pode mudar o futuro, seu e de todos em sua volta! Para sermos práticos e leves

© 2020 por ÉLEME DIGITAL

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco